A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, localizada em Itu, São Paulo, foi idealizada pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo, um arquiteto, operário, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio.
Ela foi inaugurada em 1820 e recebeu alterações arquitetônicas no final do século XIX. A igreja ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar o primeiro colégio para meninas da província de São Paulo, sob a responsabilidade das irmãs de São José que vieram da cidade de Chambery na França.
A Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio é um importante patrimônio histórico da cidade de Itu. Ela é considerada uma das construções históricas mais bem preservadas da cidade.
Na igreja está sepultada sua primeira superiora, Madre Maria Theodora Voiron, cujo processo de canonização está em andamento.
Padre Jesuíno do Monte Carmelo nasceu em Santos, São Paulo, em 1764. Ele era um artista extremamente versátil: pintor, escultor, arquiteto, entalhador, dourador, mestre em torêutica (trabalhos de cinzelagem e entalhe em metais e madeira), poeta e também compositor.
Era mulato, filho e neto de escrava. Tinha parentesco com o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, conhecido como o “Padre Voador”. No final do século XVIII, Jesuíno já havia participado do embelezamento do Convento do Carmo, em Santos.
Após ficar viúvo, ordenou-se sacerdote carmelita e adotou o nome de Jesuíno do Monte Carmelo. Foi nessa época que passou a empreender a construção da igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. Em uma viagem ao Rio de Janeiro, obteve uma doação de Dom João VI para o templo e passou a dedicar-se à construção como arquiteto e mestre de obras. Na verdade, não se tratava só de construir uma igreja, mas também de constituir uma irmandade.
Como se tornou sacerdote após se enviuvar, ele possuía filhos que também eram padres: padre Simão Stock, padre Elias e padre Eliseu do Monte Carmelo. Todos ajudaram o pai na construção da igreja, nas pinturas e esculturas. A imagem de Nossa Senhora do Patrocínio e todos os anjos do altar-mor e do púlpito foram feitas pelo padre Eliseu.
A igreja apesar de ter traços de barroco e neoclássico não pode ser classificada em nenhum desses estilos e é considerada uma das mais originais do Brasil.
Madre Maria Theodora Voiron nasceu em Chambéry na França em 1835. Ela era a filha mais velha do casal Cláudio Voiron e Catarina Héritier.
Madre Maria Theodora Voiron foi uma das primeiras irmãs que chegaram ao Brasil para fundar o primeiro colégio para meninas da província de São Paulo na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Ela faleceu com fama de santidade e seu processo de beatificação está em andamento.