Com o objetivo de proporcionar uma experiência única e nostálgica, o passeio de trem turístico entre as cidades de Itu e Salto é uma verdadeira viagem no tempo. O trajeto de 7 km é percorrido a bordo de um charmoso trem, que remete aos tempos áureos das ferrovias no Brasil.
Durante o passeio, os passageiros têm a oportunidade de conhecer mais sobre a história da Convenção de Itu, um marco republicano da nossa história. A convenção foi realizada em 18 de abril de 1873 na cidade paulista de Itu, na residência de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, com a presença do então deputado Prudente de Morais e representantes republicanos das classes tanto conservadora quanto liberal de várias cidades paulistas. Na convenção, foi aprovada a criação de uma assembleia de representantes republicanos que se reuniria em São Paulo. Uma comissão designaria os negócios do partido.
Participaram 133 convencionais, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões, a representar os republicanos de várias cidades paulistas. A assembleia, presidida pelo agricultor ituano/indaiatubano João Tibiriçá Piratininga, revestiu-se de solenidade, cujas deliberações conclamaram os espíritos para a campanha liberal, que culminaria com a implantação do regime republicano federativo.
Dali surgiria o primeiro partido republicano verdadeiramente organizado, que posteriormente se aliaria aos futuros partidos republicanos fluminense e mineiro, bem como aos militares e à igreja católica, culminando com a Proclamação da República do Brasil em 1889.
O episódio da Convenção de Itu foi tão importante para a Proclamação da República em 1889 porque foi um dos primeiros passos para a organização do movimento republicano no país.
A partir da convenção, os republicanos passaram a ter uma estrutura partidária mais organizada e uma plataforma política mais clara. Além disso, muitos dos líderes que participaram da convenção acabaram se tornando figuras importantes na história do Brasil, como Prudente de Morais e Campos Salles.
O trem turístico é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre essa parte importante da história do Brasil. Além disso, o passeio oferece vistas panorâmicas incríveis da região entre Itu e Salto. Durante o trajeto, é possível observar belas paisagens naturais e construções históricas.
O trem conta com três vagões: turístico, butique e panorâmico. Cada um oferece uma experiência diferente aos passageiros.
Em resumo, o passeio de trem turístico entre as cidades de Itu e Salto é uma experiência única que permite aos passageiros conhecer mais sobre a história da Convenção de Itu e desfrutar das belas paisagens da região. Além disso, o passeio oferece diferentes opções para atender às preferências dos passageiros.